Ensino e Pesquisa



Desde 2009, o Instituto de Geriatria e Gerontologia de Pernambuco sedia a Residência Médica em Geriatria do Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco.

A Residência Médica em Geriatria foi criada para atender a uma necessidade de formação de profissionais especializados no cuidado aos idosos, diante do aumento da expectativa de vida da população brasileira.

Pioneiro no Estado, o objetivo do programa é capacitar médicos formados e com residência em Clínica Médica, para atuar na área de Geriatria, com foco no envelhecimento saudável, na prevenção e na garantia da autonomia aos pacientes.

Os Médicos Residentes têm a oportunidade de desenvolvimento pessoal, ético e profissional, num diversificado campo de capacitação, com acesso a infraestrutura e tecnologia de alta qualidade.

Aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), o programa conta com o suporte da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que fornece bolsas e realiza a seleção anual dos candidatos, com  03 (três) vagas por ano.

Os selecionados têm a oportunidade de aprender a lidar com o paciente idoso, geralmente acometido por doenças de alta complexidade que se sobrepõe, em diversos ambientes de cuidados: residência (atendimento domiciliar), hospital (ambulatório e enfermaria) e instituições de longa permanência (asilo, casa de repouso, abrigo geriátrico).

Entre os conteúdos abordados nas aulas teóricas e práticas estão: Avaliação Global do idoso, Reabilitação Multidisciplinar, Cuidados Paliativos, Neurologia Cognitiva/Comportamental, Psiquiatria, Gestão de Serviços de Geriatria e o trabalho em equipe multidisciplinar de gerontólogos que atuam em áreas diversas: Assistência Social, Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

As aulas teóricas são realizadas na Biblioteca do Real Hospital Português e, as aulas práticas, nas instalações do próprio Hospital e do Instituto de Geriatria. Os alunos são acompanhados pelos médicos experientes e com formação nas melhores escolas do País, preceptores do próprio IGGPE, e ainda por uma equipe multidisciplinar de gerontólogos.

Os Médicos Residentes também participam de atividades científicas, como discussões de casos clínicos e artigos científicos, acompanhamento semanal dos casos dos pacientes, aulas teóricas e visitas à beira do leito, além de reuniões mensais por teleconferência com os serviços de Geriatria de todo o Brasil.

O edital de seleção anual da Residência Médica em Geriatria do Hospital Português é divulgado entre os meses de novembro e dezembro no site da SES-PE: www.saude.pe.gov.br.

Ano de conclusão

  • 2012
  • 2013
  • 2014
  • 2015
  • 2016
  • 2017
2012

Maria de Fátima Lima Knappe
Perfil Clínico dos Pacientes Demenciados Internados em uma enfermaria de Geriatria em Recife-PE

Raquel Carneiro de A. S. Teixeira
Demência por hipotiroidismo: Relato de Caso

2013

Fabrício Rodrigo Pires Cagliari
Diagnóstico de Demência na Atenção Básica em uma cidade do Interior de Pernambuco

Sérgio Falcão Durão
Cuidados no fim da vida em idosos de um hospital de agudos: Prática Atual e futuros desafios

2014

Jamerson de Carvalho Andrade
Fatores de Riscos Associados ao óbito em idosos internados na unidade de terapia intensiva do Real Hospital Português de Beneficência Portuguesa

Tiago Coimbra Costa Pinto
Frequência de Polifarmácia em Idosos Admitidos no serviço de Geriatria do Real Hospital Português em Recife-PE

2015

Lucas Rampazo Diniz
O uso de fórmulas para estimativa de Taxa de Filtração Glomerular em pacientes idosos com síndrome coronariana aguda

Rafaella Italiano Peixoto
Prevalência de Potenciais interações medicamentosas em prescrições domiciliares de população de idosos

2016

Livia de Kassia Leal Interaminense
Síndrome coronariana aguda em idosos: comparação entre a estratégia de tratamento conservadora e invasiva

Victor do Amaral Dias
Prescrição de betabloqueadores em idosos com síndrome coronariana aguda

2017

Joana Camila Melo Duarte
Perfil dos idosos com demência avançada de um serviço de referência em Geriatria submetidos a gastronomia no período de julho de 2015 a julho de 2016

Levy Petrus Silvestre de Lima Silva
Perfil dos pacientes idosos e muito idosos admitidos com insuficiência cardíaca descompensada em Hospital Terciário do Grande Recife

Rômulo Borges Bezerra
Sobrecarga nos cuidadores informais de idosos com demência em Clínicas de Geriatria e Gerontologia no Recife

http://geriatriape.com.br/wp-content/uploads/2015/11/1.jpg

Coordenação Científica

Fundado em 2009, com o objetivo de oferecer atendimento integral e humanizado aos idosos a partir dos 60 anos de idade, o Instituto de Geriatria e Gerontologia de Pernambuco (IGGPE) atua em prol do envelhecimento saudável da população, com qualidade de vida e autonomia, com abordagem multidisciplinar e foco na prevenção.

Facebook

IGGPE

IGGPE 2019