Cientistas revelam segredos da boa saúde mental em idosos

19 de fevereiro de 20180Notícias

noticias-saude-mental.jpg

Cientistas revelam segredos da boa saúde mental em idosos

19 de fevereiro de 2018 0

Os ‘superidosos’ possuem maior concentração de um tipo de neurônio

AUSTIN, Estados Unidos — O declínio das capacidades cognitivas é um processo comum com o avanço da idade, mas alguns idosos superam os 80 anos com a saúde mental — sobretudo com a memória — comparável a de adultos décadas mais jovens. Esses “superidosos” intrigam os cientistas há tempos, mas uma pesquisadora da Universidade Northwestern, em Evanston, Illinois, diz ter descoberto os segredos para a longevidade saudável.

Segundo a pesquisadora, os cérebros dos “superidosos“ possuem diferenças marcantes em relação ao de outras pessoas da mesma faixa etária. Autópsias realizadas em dez desses indivíduos mostraram que eles possuíam maior número de uma célula cerebral conhecida como neurônio von Economo, encontrada em outros mamíferos superiores e relacionada com a capacidade de comunicação.

Fonte, Leia mais em O Globo (https://oglobo.globo.com/sociedade/cientistas-revelam-segredos-da-boa-saude-mental-em-idosos-22410584)


Fundado em 2009, com o objetivo de oferecer atendimento integral e humanizado aos idosos a partir dos 60 anos de idade, o Instituto de Geriatria e Gerontologia de Pernambuco (IGGPE) atua em prol do envelhecimento saudável da população, com qualidade de vida e autonomia, com abordagem multidisciplinar e foco na prevenção.

Facebook

IGGPE

IGGPE 2022